FÉRIAS NO EGITO, CHEGADA E IDA PARA ALEXANDRIA

toc-toc

Ontem cheguei ao Egito, no aeroporto do Cairo, era 7:20h da manhã após sair de Dubai 5:20h... são 4h de voo, mas devido ao fuso horario de -2h parece que a viagem só dura 2h... complicado essa matematica rsrsrs na verdade em Dubai era 9:20h. Se foi indo ao Brasil seriam 7h a menos.
Deixando essa conversa de numeros de lado, porque nao sou boa com eles, prefiro Letras rsrsrs, vamos falar de Egito, afinal foi por isso que vim aqui.
A chegada no Cairo até pegar as malas foi tranquila... porém  ainda tem a ida à Alexandria e ai que começa o drama rsrsr

Taxi do aeroporto estilo europeu - TAXI NUTELA

TAXI RAIZ - Taxi amarelo esgtilo egipcio 🤣
Precisamos pegar um transporte e ai a novela começa... dentro do aeroporto do Cairo há varios serviços oferecendo transporte, o que ninguem sabe é que nem todos sao confiaveis,... se voce tem alguem que possa pegar  voce e levar ate seu destino, entao faça isso, mas nao use os agentes de dentro do aeroporto, é uma verdadeira mafia!Pegamos um desses agentes, acertamos o preço, 550 Egyptian Pounds (com desconto) e fomos ate o carro... colocamos as malas e entramos e entao o motorista nos informa que nao podera ir porque é sua "troca de turno" e temos que trocar de carro... apos meia hora de cara feia entao trocamos... outra novela... esperamos, esperamos e nada... eles estavam tentando nos fazer pagar mais... entao meu marido que é egipcio e aprendeu a "explodir" rsrsr explodiu!: Idini fulusy! (Me dá meu dinheiro) e fala daqui, fala dali... pegamos nosso "fulus" de volta. Entao baixamos o aplicativo do Uber que meu colega de trabalho que mora no Cairo havia me indicado... chamamos o Uber e o serviço nos custou 735 Egyptian Pounds, mas fomos direto à Alexandria com um senhorzinho de uns 60 anos de idade, conversador como todo bom egipcio, numa viagem agradavel e segura.
Existe um onibus, tambem, que faz esse trajeto, aeroporto x Alex, mas parece que a viagem dura mais  tempo... mas é mais barato, porem, estamos com muitas malas e criança, preferimos nao sofrer mais.
Outra opçao é ir ate à estaçao de trem e pegar um ate Alex, mas teriamos que de novo pegar um taxi ate a estaçao, resolvemos nao mais falar com esses picaretas e seguimos com o Uber mesmo.
No Egito, sempre tenha cuidado em negociaçoes, ao comprar algo nunca perca seu vendedor de vista, ele pode estar trocando sua mercadoria, ou vendendo a outro...
Sempre procure por serviços com garantia e de estabelecimentos comprovados, nao caia na mao de agentes, porque com certeza voce vai se dar mal!
Tirando essa parte, o clima do Egito é maravilhoso, comparando com os Emirados. Ar fresco, brisa soprando, estamos na primavera! O ar do Mediterraneo nos faz sonhar... Ao chegarmos em Alex notei que as ruas pareciam molhadas... era em torno de meio dia. Perguntei ao meu marido se estava chovendo e ele disse que nao... era a umidade do sereno e do ar... maravilha!
Ao longo da rodovia entre Cairo e Alexandria vi muita lavouras e areas rurais. As casas geralmente sobrados ficam no meio do nada. Notei algo estranho sobre elas... uma estrutura de barro em forma de cone, com muitos buracos redondos ao redor e alguns caibros de madeira atravessando de um lado ao outro. Aquilo me fez se perguntar para que serviria? E entao descobri que sao "pombais", casa para pombos, uma carne apreciada aqui, se é que tem carne neles rsrsr
Esses cones brancos sao pombais

A rodovia segue limpa e sem buracos com divisao para caminhoes, otimo para a segueança de todos.
Pagamos pedagio em um certo ponto, acho que 10 Egyptian Pounds, nao sei bem ao certo. Mas vale porque as rodovia esta bem cuidada.
Antes de entrar em Alexandria vimos muitos Toc-tocs andando de um lado para o outro e os taxis amarelos também... uma coisa que no Brasil é proibido ha muito tempo, aqui no Egito ainda é muito normal, sao os motociclistas andando sem capacete... praticamente aqui isso nao existe, o capacete!

Chegamos no bairro conhecido como Saba Besha, mas o nome de registto é al Bustan.
No Egito nao é comum predios de mais de 3 andares terem elevador, por isso vamos subir e descer 5 andares pelas escadarias... pelo menos vou ficar "fit" 🤣!

Algumas fotos do Cairo saindo do aeroporto

Algumas fotos da entrada em Alex

Estou postando do celular, talvez a formataçao do texto nao fique muito boa, entao assim que der para usar meu pc vou arrumar o que precisa. Clique nas fotos para ver melhor